Hardfacing - Revestimento Duro

A manutenção de equipamentos e componentes industriais é parte relevante dos custos de produção. O revestimento duro, especialmente aplicado por soldagem a arco, é uma da principais formas de aumentar a vida útil dos equipamentos e componentes e assim reduz os custos de produção. A tecnologia de soldagem desenvolvida pelo grupo Lincoln fornece produtos e processos capazes de solucionar problemas de desgaste.

Mercados de atuação com Hardfacing

Nanotecnologia cimento

CIMENTO

Fábricas de cimento, pedreiras e minas, são ambientes de extremo desgaste e com diversas oportunidades para os revestimentos antidesgastes. Em todos os processos de produção, com exceção da moagem primária, os equipamentos são submetidos à abrasão combinada com erosão, calor e impactos mais leves. Nossas soluções podem ser aplicadas na recuperação e aumento da vida útil de componentes como calhas de minérios, grelhas do resfriador, rolos de moagem, bicos de ensacadeira, etc.

AÇÚCAR E ÁLCOOL

Nas usinas sucroalcooleiras os principais meios abrasivos são areia, gomo da cana, palha e até mesmo as partículas metálicas desprendidas pelo desgaste do equipamento, o que ocasiona uma redução considerável da vida útil deles. Nossas soluções para este mercado, englobam desde as tradicionais ligas de níquel, até ligas de nanotecnologia que oferecem excelentes resultados, aumentando a vida útil e reduzindo custos de componentes como bagaceira, pentes, martelos, placas desfibradoras, entre outros.

PAPEL E CELULOSE

As principais causas de desgaste em uma usina de papel e celulose são, abrasão provocada por pedras e impurezas, juntamente com vapores e ácidos usados para obtenção da celulose. Para esta indústria dispomos de soluções para recuperação dos equipamentos e componentes, tais como picador, tambor descascador, roscas transportadoras, etc, bem como para a prevenção e aumento da vida útil frente aos desgastes encontrados em cada etapa do processo.

MINERAÇÃO

No segmento de mineração, equipamentos e seus componentes estão sujeitos a desgastes abrasivos, desgastes por erosão e desgastes por alta temperatura, em níveis altíssimos. Contamos com soluções como ligas de nanotecnologia, ligas de níquel e carbetos, ligas de cobalto, que podem ser utilizadas nas mais diferentes etapas do processo produtivo, tanto para recuperação quanto para melhoria de desempenho dos equipamentos como hidrocalcificador, decanters, placas de desgaste, caçambas, ponteiras e demais.

SIDERURGIA

Os processos de uma planta siderúrgica estão envolvidos por todos os tipos de desgaste e na maioria das etapas, estão combinados. Por este motivo, uma seleção correta do processo e da liga de revestimento, são os diferenciais para se obter bons resultados e melhora na vida útil de componentes e equipamentos. Contamos com equipamentos e ligas para metalização (aspersão térmica), bem como ligas para revestimento duro, capazes de atender as exigentes solicitações de resistência ao desgaste em equipamentos como ventiladores e exaustores, rolos do moinho de carvão, roda e barra do quebrador, etc.

FUNDIÇÃO

Do manuseio da matéria prima, passando pelas ligas e escória quentes, até os efluentes gasosos quentes e abrasivos, poucos segmentos são mais exigentes quando se fala em desgaste do que a indústria de fundição. Nosso portfólio conta com ligas, para aplicação tanto por aspersão térmica (metalização) quanto por soldagem, capazes de atender a estas exigências e proporcionar maior durabilidade a componentes e equipamentos como tubulações, pás dos misturadores, placas de desgastes e outros.